MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO...

Natureza acadêmica

 

O projeto consiste em desenvolver atividades contínuas acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Marinha associada a praias arenosas (Santos, São Vicente, Ilha Comprida, Ilhabela, Bertioga e Guarujá-SP).

 

São atividades extensionistas envolvendo produção, intercâmbio de informações, visitações técnicas e medições em campo de aspectos morfodinâmicos de praias arenosas, com produção de material didático. Viabilizará indiretamente a relação transformadora entre a universidade pública e a sociedade, na perspectiva interdisciplinar com concentração nos seguintes temas que se associam às ciências da Terra: Geologia (processos), Cartografia (mapeamento digital), Oceanografia (clima de ondas e correntes litorâneas), Meteorologia (vento e marés), Astronomia (marés luni-solares) e Geomorfologia Costeira e Marinha (morfodinâmica praial).

 

No que se refere às Ciências Sociais Aplicadas os temas são: território usado (espaço geográfico usado pela população); memória social (a significação e ressignificação da população sobre o espaço usado - litoral); abordagem social (contato com a população local, levando o conhecimento produzido pelo grupo; conceitos e interpretações sobre o espaço e o lugar praticado; captura de narrativa de história de vida aplicado à paisagem transformada).

 

Esse projeto também refere-se ao atendimento ao público durante as atividades de campo a serem realizadas no período de dois anos nas visitas técnicas em praias arenosas de Ilha Comprida, Santos, São Vicente, Guarujá, Ilhabela Bertioga/SP.

Essa proposta não está vinculada a programa de extensão, trata-se de um projeto isolado.

O projeto consiste em desenvolver atividades contínuas acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, no suporte às atividades de ensino de ciências naturais e de pesquisa aplicadas. São atividades extensionistas envolvendo produção, e intercâmbio de informações, visitações técnicas, cessão de uso de amostras de material didático de rochas e minerais, além de produção de material didático.

 

Viabilizará indiretamente a relação transformadora entre a universidade pública e a sociedade, na perspectiva interdisciplinar com concentração nos seguintes temas que se associam às ciências naturais à geologia e à biologia: biodiversidade, paleobiodiversidade, geodiversidade, evolução e paleontologia.

 

O projeto prevê:

- Indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, com propósitos que permitem a formação técnica e cidadã do estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia com ênfase em Ciências do Mar (BICTMar) da UNIFESP;

- Interdisciplinaridade, que já é uma marca forte do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar (BICTMar) onde há disciplinas das Ciências Exatas e da Terra;

- Impacto na formação do estudante, uma vez que o projeto promove o domínio de conhecimentos contemporâneos que extrapolam as Unidades Curriculares do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar (BICTMar), nas áreas das Ciências da Terra, e que serão considerados formalmente como atividades complementares no Projeto Político Pedagógico (PPP) do referido curso;

- Geração de produtos envolvendo folders, banners, slides, textos didáticos e publicações.

Áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Atmosféricas; e Engenharia/Tecnologia.

 

Relação com a sociedade

 

Os alunos do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mare Ciências do Mar (BICT -Mar) participação de atividades de campo e gabinete junto ao “Museu de Ciências Naturais Jóias da Natureza”, com interação dialógica com a comunidade local de usuária de praias arenosas em Santos, São Vicente, Ilha Comprida, Ilhabela, Bertioga e Guarujá-SP.visitantes e com a sociedade.

 

O projeto oportunizará aproximações formais entre os nossos alunos e conhecimento científico envolvendo morfodinâmica de praias arenosas e pretende também dialogar com as áreas de conhecimento e disciplinas como: Meteorítica, Paleontologia, Tafonomia, Antracologia, Arqueologia, Palinologia, Climatologia, Geografia e Astronomia.

 

O projeto colaborará e fortalecerá o Departamento de Ciências do Mar no estabelecimento de uma política de extensão, marcada por conceitos, diretrizes, finalidades e funções sistemáticas, inclusive com caracterização de possibilidade de conquista de bolsas de extensão para nossos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar (BICTMar).

O projeto prevê:

- Impacto social, uma vez que explorará temas relativos às questões ambientais e sociais, na dimensão de entendimento do meio físico associado aos processos dinâmicos de praias arenosas, oportunizando ampliação e transferência de conhecimento científico para a comunidade local, com avanços expressivos na mudança de visão dos ambientes costeiros e seus agentes modeladores do litoral. Para isso, diante dos processos geológicos recentes e suas modificações sobre a paisagem, será possível contribuir efetivamente em oportunidades educacionais, facilitando o acesso a processos de formação e de qualificação;

- Relação bilateral entre a universidade e a sociedade e seu conhecimento popular, sempre na perspectiva de valorização do saber popular diante dos avanços científicos, fortalecendo parcerias interinstitucionais (escolas públicas, por exemplo);

- Contribuição na formulação de políticas públicas, onde o projeto pode ser potencializado com ações extensionistas voltadas para políticas públicas de Estado no apoio às suas atividades cotidianas em Planos Diretores Municipais locais, permitindo priorizar sua ação na sociedade em geral, com contribuições para o desenvolvimento regional em porção importante da baixada santista.  

Inclusão social

 

O projeto possui relação direta com o oferecimento a possibilidade efetiva de oferecer de oportunidades para de despertar curiosidade científica por parte dos alunos envolvidos sobre os temas propostos e também por parte da sociedade em visitas de campo e também nas exposições programadas... A inserção social se dará também tornando visível para a sociedade parte das atividades previstas e também os produtos a serem gerados. Na dimensão do território usado será dada atenção ao histórico do uso do litoral centro paulista, assim como a população que o frequenta.

Será feito uso da Internet para disseminar informações e resultados sobre a interação dos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Mar (BICTMar) e Serviço Social com a sociedade em geral.

Em oportunidades juntamente com as exposições serão amplamente disseminadas informações que despertem interesse em temas mais complexos envolvendo dinâmica costeira.

O projeto prevê desdobramentos junto à comunidade local, na forma de divulgação junto à sociedade organizada da baixada santista, numa investida ampla de apresentação dos resultados e de aproximação aos temas a serem explorados.