SOBRE O PROJETO SENTINELAS DAS PRAIAS

Este é um projeto de extensão do Departamento de Ciências do Mar da UNIFESP, campus Baixada Santista, que teve início em 2015, e contou com parceria em 2017 do Núcleo de Políticas Públicas Sociais (NPPS).

Em 2019 este projeto empreende estudos e ações extensionistas envolvendo Aqueologia Histórica e Pré-Histórica, com a cooperação especial das historiadoras e arqueólogas Adriana Negreiros Campos e Cristiane Eugênia Amarante, além do historiador Rodrigo Christofoletti (UFJF).

 

O projeto consiste em desenvolver atividades contínuas acadêmicas de extensão de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, no suporte às atividades de ensino de ciências da Terra, com ênfase em Geomorfologia Costeira e Marinha associada a praias arenosas dos municípios de Santos, São Vicente, Ilha Comprida, Ilhabela, Bertioga e Guarujá-SP, viabilizando indiretamente a relação transformadora entre a universidade pública e a sociedade, na perspectiva interdisciplinar.

SLIDES SOBRE O PROJETO.

 

Coordenador: Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro (gilberto.unifesp@gmail.com).

http://gilbertounifesp.wix.com/home

Créditos: Cristiano Souza e Rafael Marchesin

No dia 02 de agosto de 2017, houve a primeira visita de campo à praia do Góes. Os alunos Amanda Santos, Nathália Macedo, Élson Santos, Bianca Priuli, Cristiano Souza e Rafael Marchesin tiveram, com o Professor Gilberto Ribeiro, uma aula sobre a morfologia desta praia em questão. Caminhamos no entorno, conhecemos alguns moradores, registramos as primeiras fotos e finalizamos a visita conhecendo a “bica de água”, um reservatório que abastece toda a comunidade.

No dia 26 de setembro de 2017, os alunos Elson santos, Amanda Santos e Cristiano Souza estiveram com o professor Gilberto Ribeiro à praia do Góes. Foram recebidos na casa de uma das moradoras, tomaram um gostoso café e ouviram relatos sobre a história deste lugar, seus principais moradores, seus desafios atuais e seus projetos para o futuro.

 

No dia 10 de outubro de 2017, os alunos Cristiano Souza, Elson Santos e Bianca Priuli estiveram na praia do Góes para falar com morador. Ele, um jovem de 24 anos, nos contou como chegou criança para morar neste lugar, nos contou de algumas boas lembranças de seu passado como a anual festa da tainha, a qual já não ocorre mais.

 

No dia 14 de novembro de 2017, o Professor Gilberto Ribeiro com os alunos Cristiano Souza e Amanda Santos foram mais uma vez à praia do Góes. Conversaram com outro morador, ele trabalha com barcos, vive bastante satisfeito com sua família neste lugar. Nos contou sua história e destacou uma vida mais participativa da comunidade num passado recente.

Colaborações:
Prefeitura de Santos

http://www.santos.sp.gov.br/

 

Praia de Santos, Santos - SP

Prefeitura de São Vicente

http://www.saovicente.sp.gov.br/

 

Praia de Itararé, São Vicente - SP

Prefeitura de Guarujá

http://portal.guaruja.sp.gov.br/

 

Praia do Tombo, Guarujá - SP